Dossiês

Referencial de Educação para os Media aprovado pelo Governo

UALMedia

O Ministério da Educação e Ciência já aprovou o 'Referencial de Educação para os Media' (ensino pré-escolar, básico e secundário).

Sabe o que é literacia mediática?

João Serralha

O UALMedia foi à rua perguntar às pessoas o que é literacia mediática. Na semana dos 7 Dias com os Media, descubra as respostas que encontrámos.

O que é literacia visual?

Rafael Cornélio

O UALMedia foi à rua perguntar às pessoas o que é literacia visual. Na semana dos 7 Dias com os Media, encontrámos um cenário de grande desconhecimento.

O mundo das tecnologias

Soraia Pinto | João Honrado

Na semana dos 7 Dias com os Media, o UALMedia toma o pulso aos dados de utilização das tecnologias e ao consumo mediático, tendo em conta os níveis de alfabetismo à escala mundial.

Entrevista: Como sobreviver à "explosão da informação"?

João Santareno

Paula Lopes é professora na Universidade Autónoma de Lisboa, investigou em doutoramento no ISCTE, na área da literacia mediática. É o terceiro doutoramento nesta área defendido em Portugal.

Exclusão e Cidadania na Era Digital

Inês Amaral

As crescentes transformações tecnológicas da sociedade atual remetem os excluídos digitais para uma condição de subcidadania. A infoinclusão, como realidade dominante, traduz necessariamente uma grande franja de infoexcluídos.

Deve-se ensinar o povo a ler?

Paula Lopes

Na semana dos media, reconhecemos a "explosão da informação” e assumimos a importância da educação para os media e da literacia mediática nas sociedades atuais.

Ser cidadão hoje (ou como nos tornámos junkies mediáticos e abúlicos)

Paulo António Monteiro

Um tempo freneticamente acelerado com pouco espaço para a reflexão, um caudal de informação difícil de filtrar e descodificar. Estaremos a tornar-nos escravos das ferramentas que supostamente nos libertariam, seres abúlicos e autênticos junkies mediáticos?

Voyeurismo da massa


O surgimento da Indústria Cultural e da Sociedade de Massa contribuiu bastante para o crescimento do interesse da população pela vida privada das celebridades. A esse fenómeno dá-se o nome de voyeurismo.

Literacia mediática e cultura de celebridades

Cátia Tocha

A cultura de celebridades provém de uma antiga e longa tradição de individualismo, onde a grande audiência reconhece o sucesso pessoal e mérito da celebridade que, em conjunto com o consumismo, são considerados valores das tradições capitalistas e democráticas.