Dossiês

Os Jogos Olímpicos

Sara Gaspar
24/11/2015
0
O UALMedia irá apresentar, nos próximos meses, um dossier informativo sobre os Jogos Olímpicos Rio 2016, onde será dado destaque aos atletas portugueses e às modalidades que praticam. Os alunos do Curso de Ciências da Comunicação da Autónoma irão apresentar, neste espaço, trabalhos como, reportagens, entrevistas, notícias e informação interativa que serão compilados num dossier sobre o maior evento desportivo mundial.

Surgiram na Grécia Antiga por volta de 776 a.c. e tinham como objetivo celebrar e homenagear os deuses. Este evento de relevante importância tinha a capacidade de interromper guerras entre cidades, tornando-se num ritual conhecido por "Trégua Sagrada”. Em 392 d.c. os Jogos foram suspensos e só 1500 anos depois, por iniciativa do Barão francês Pierre de Coubertin, em 1896 regressaram os primeiros Jogos Olímpicos (JO) da era moderna.

A primeira edição foi em Atenas e reuniu 285 atletas de 13 países. Os jogos olímpicos são um evento globalizado e de grande importância mundial e exemplo disso é a própria bandeira representada por cinco elos, todos ligados, que representam a união dos cinco continentes. Decorridos 120 anos, desde os primeiros jogos modernos em 1896, a notoriedade do evento tem sido crescente, tanto pelo seu carácter simbólico quanto pela sua dimensão material, tornando-o palco de diversas manifestações políticas ao longo dos anos.

A próxima edição irá decorrer de 5 a 21 de agosto de 2016 na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Estarão presentes 10.500 atletas representantes de 206 países. Em 17 dias serão disputadas 306 provas, 136 das quais femininas, 161 masculinas e 9 mistas, distribuídas por 42 modalidades desportivas.

Os JO são mais do que um simples evento desportivo. São "O” maior evento desportivo que reúne atletas dos cinco continentes. Rege-se pelo lema "Citius, Altius, Fortius” que significa, "Mais rápido, mais alto, mais forte” e tem como principais valores o respeito, a amizade e a excelência. Para os atletas participantes representam o culminar de anos de trabalho e sacrifício. 

Todos transportam o mesmo objetivo… ganhar!
Serão postos à prova, irão dar o tudo por tudo para que no mastro mais alto esvoace a bandeira da nação. A competição move os corajosos, os mais rápidos, os mais fortes… a meta é o sonho... o pódio a concretização!

 

Últimos comentários

Comentários