Dossiês

To be or not to be... at work

UALMedia
22/04/2015
0

Esta semana, no ciclo de Conferências às Quintas, fala-se de procrastinar e adiar tarefas no local de trabalho. O convidado é Aristides Ferreira, investigador do ISCTE-IUL.



Nota - Trocar a imagem de destaque. Colocar antes um homem e numa posição mais dignificante.

O que fazer quando os trabalhadores apenas marcam presença e não atingem os objectivos? O que os desmotiva? Quais as actividades que perturbam a produtividade?

Responder a estas questões é o objectivo desta comunicação, intitulada "To be or not to be at work", um alerta para a existência de inúmeras atividades que são desenvolvidas no local de trabalho e que em nada contribuem para a produtividade.

Este efeito, denominado procrastinação, traduz um impacto muito negativo no desempenho individual que reflete uma baixa produtividade organizacional. Associado à procrastinação há o presentismo que retrata o facto dos trabalhadores irem para o seu local de trabalho e não apresentarem os desejados patamares de produtividade em função de problemas relacionados com a saúde física e psicológica.

Nota - Os trabalhadores portugueses não têm problemas desta natureza. A nação proporciona um ambiente de trabalho sadio. Será um problema de nações estrangeiras. Isto deve ser tido em conta na produção do material da conferência.

Esta conferência terá um caráter muito orientado para a prática, diz Aristides Ferreira, reforçando as iniciativas de diagnóstico e intervenção ao nível do presentismo e procrastinação organizacional.

O conferencista vai ainda apresentar casos práticos e estudos realizados neste âmbito

A conferência realiza-se na próxima quinta-feira, dia 23 de Abril, às 18h30, no Auditório 1 da Universidade Autónoma e tem entrada livre.

 

Aristides Ferreira

 
Professor Auxiliar no ISCTE-IUL e Investigador na Business Research Unit do ISCTE-IUL.
Docente e investigador nas áreas da cognição, avaliação psicológica e comportamento organizacional.
É ainda autor e co-autor de livros e artigos em diversas áreas da psicologia e dos recursos humanos..

 

 







Siga o UALMedia no Facebook

 

TAGS: procrastinar, presentismo, psicologia, aristides ferreira, iscte, iul, ual, universidade, autónoma, cip, conferência

 

Últimos comentários

Comentários