Dossiês

Na AR debateu-se o futuro dos jovens

Bruno Mateus
07/07/2014
0
A pergunta foi lançada: "O que querem desta Europa?". Jovens de dez países responderam ao apresentar mais de meia centena de propostas, que serão apresentadas a agentes políticos Europeus.

As propostas apresentadas por jovens "deputados" de 10 países europeus na Assembleia da República, durante o "New Generations, New Policies, New Future", foram variadas. As ideias políticas podem ser aproveitadas pelos agentes políticos europeus. Durante dois dias foram discutidas, votadas, aprovadas e eliminadas medidas para melhorar o futuro dos jovens na Europa. Políticas que se preocupam com a luta contra a discriminação criando plataformas de sensibilização ou conferências. Os vistos gratuitos entre países europeus e a Turquia foi também um dos pontos discutidos entre estes jovens europeus.

Os grupos apresentaram as suas propostas e discutiram cada uma. O Reino Unido levou ao plenário propostas como a criação de um sistema de educação para os jovens tornarem-se mais proativos na política, uma formação que se estende a vários grupos de educadores. A Roménia que apresentou a ideia de que a União Europeia deve implementar medidas mais concretas para decrescer o desemprego jovem e melhorar os direitos dos trabalhadores menores de 30 anos. Portugal trouxe para cima da mesa a criação de um cartão de cidadão europeu, uma ideia que pretende simplificar a identificação dos cidadãos da União Europeia. São estas algumas das ideias que os jovens levaram à Assembleia da República em Lisboa, nos dias 30 de junho e 1 de julho. Propostas que refletem a opinião de jovens de 10 países europeus e a realidade que cada um vive. A questão fica no ar: Será alguma destas propostas utilizadas pelos políticos do Parlamento Europeu?

TAGS: europa, AR, jovens, parlamento

 

Últimos comentários

Comentários