Dossiês

Ralph Napierski, à esquerda, à chegada de um dos cardeais

Ralph Napierski, de hacker a falso bispo

Mariana Vieira
05/03/2013
0
Um australiano de muitos talentos, vestiu-se de bispo e conseguiu iludir os serviços da Santa Sé. Com documentos falsos chegou a entrar no recinto da reunião preparatória do conclave.


Vestido a rigor, um australiano de nome Ralph Napierski tentou passar despercebido ao entrar na reunião de cardeais que antecede o conclave.

O falso religioso deu a volta aos jornalistas, apresentou-se como "Basilius" e afirmou que era membro da inexistente Igreja ortodoxa italiana.

Conseguiu misturar-se entre os 147 cardeais e as dezenas de jornalistas de todo o mundo. Deixou-se fotografar e ainda teve tempo para saudar vários cardeais.

De lenço púrpura à volta da cintura, muito semelhante às faixas dos cardeais, vestia uma batina muito curta que denunciou as sapatilhas pretas. A cruz pendurada ao pescoço, demasiado grande e a imitação do anel delataram o falso bispo. Que chegou a entrar no recinto da sala Paulo VI mas foi retirado mesmo antes de entrar para a reunião do conclave.

Napierski é um conhecido hacker da internet, com uma página web intitulada Corpus Dei. No blogue assume-se como inventor ao descobrir "um sistema que permite às pessoas controlar computadores com o poder do pensamento".

TAGS: New4Media, N4M, UAL, falso bispo, Ralph Napierski, Corpus Dei, Conclave

 

Últimos comentários

Comentários