Dossiês

Steve Jobs | fotografia: apple

Steve Jobs (1955-2011)

Inês Pedro; Mariana Araújo; Patrícia Cardoso
06/10/2011
0

A Apple confirmou a morte de Steve Jobs. Aos 56 anos o fundador da Apple foi vencido por um cancro no pâncreas contra o qual lutava há seis anos.


Steve P. Jobs, o visionário co-fundador da Apple, morreu dia 5 de Outubro, vítima de cancro. A informação foi divulgada na página oficial da empresa, onde se podia ler:"A Apple perdeu um visionário e um génio criativo, e o mundo perdeu um ser humano extraordinário. Todos nós que tivemos a sorte de conhecer e trabalhar com Steve Jobs perdemos um amigo querido e um mentor inspirador. Steve deixou uma empresa que só mesmo ele poderia ter construído, e o seu espírito permanecerá para sempre como o alicerce da Apple."

Devido a um cancro no pâncreas - detetado em 2004 -, Jobs, demitiu-se em agosto, passando a ocupar um cargo não executivo. Nos últimos dias, o seu estado era já bastante crítico, o que não lhe permitiu estar presente na apresentação da última inovação da Apple, o iPhone 4s.

Desde a notícia da sua morte, milhares de pessoas têm deixado as suas dedicatórias e homenagens, das mais variadas maneiras. Muitas figuras conhecidas vieram a público demonstrar o seu pesar, como é o caso de Barack Obama: "O Mundo perdeu um visionário. Não pode haver maior tributo para o sucesso de Steve do que grande parte do mundo ter sabido da sua morte através de um aparelho inventado por ele”; Também Bill Gates sublinhou a importância de Steve Jobs: "Foi uma grande honra ter trabalhado com ele”, enquanto Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, não hesitou em afirmar o papel que Jobs teve na sua vida: "perdi um amigo e um mentor”.

Com apenas 21 anos, Steve Jobs, em conjunto com Steve Wozniak, desenvolveu, na garagem da sua casa, e comercializou um dos primeiros computadores - o Apple I. No decorrer da década de 80, Jobs foi demitido da Apple, empresa da qual era co-fundador. Foi então que fundou a NeXT, uma outra empresa de computadores. Em 1997, a Apple comprou a NeXT, levando Jobs a regressar às origens e a assumir a liderança da Apple.

 

Para o dia 14 de outubro estava programado o "Steve Jobs Day”, como forma de homenagear o seu sucesso profissional. Para marcar a data foi sugerido que os seus seguidores vestissem calças de ganga e camisola preta de gola alta, tal como era hábito de Steve Jobs, e que partilhassem através das redes sociais a forma como Jobs e a Apple mudaram as suas vidas. Apesar da sua morte, a iniciativa vai manter-se.


Veja o vídeo onde Steve Jobs conta a história da sua vida e revela os segredos do seu êxito:



Leia o comunicado assinado por Tim Cook, CEO da Apple:


Comunicado Apple confirma morte de Steve Jobs


Siga o New4Media no Facebook


TAGS: , steve jobs, morreu steve jobs, apple, ipad, iphone, macintosh, imac, maçã, n4m, new4media, autonoma tv, video steve jobs, ual

 

Últimos comentários

Comentários