SHOT

Prémio Camões: Marcelo Rebelo de Sousa felicita Germano Almeida

22/05/2018
0
O Presidente da República felicitou esta terça-feira o cabo-verdiano Germano Almeida pela atribuição do Prémio Camões, através de um depoimento que assinou, colocado na sua página na internet.

"Felicito o escritor Germano Almeida, vencedor do Prémio Camões 2018", escreveu Marcelo Rebelo de Sousa. "Advogado, foi deputado e Procurador-Geral da República. Enquanto ficcionista, tornou-se um dos mais destacados nomes da literatura africana de língua portuguesa, sendo o segundo cabo-verdiano a vencer o Prémio Camões, depois de Arménio Vieira", salientou o Presidente.

Germano Almeida foi anunciado na segunda-feira como o vencedor do Prémio Camões 2018, após reunião do júri, em Lisboa. Com a atribuição do Prémio Camões é prestada anualmente uma homenagem à literatura em Português, recaindo a escolha num escritor cuja obra contribua para a projeção e reconhecimento "do património literário e cultural da língua comum", segundo o protocolo estabelecido entre Portugal e o Brasil, assinado em junho de 1988, que instituiu o prémio.

"Com este prémio, pretende-se ainda estreitar e desenvolver os laços culturais entre toda a comunidade lusófona, pelo que a este evento se associam os outros Estados de língua oficial portuguesa", sublinhou o comunicado do Ministério da Cultura, que anunciou a entrega do galardão. O Prémio Camões foi atribuído pela primeira vez em 1989 ao escritor português Miguel Torga e na edição de 2017 ao poeta Manuel Alegre.

 

Comentários