SHOT

Susana Montenegro: "O Lugar no Olhar"

12/12/2017
Mafalda Santos e Nicole Almeida
0
A Universidade Autónoma ganhou cor esta quarta-feira. A artista Sandra Montenegro inaugurou a exposição "O Lugar no Olhar" na célebre escadaria da universidade.
No final do dia eram muitos os curiosos que se aproximavam de uma tela em branco que se situava na entrada. Essa tela servia para qualquer um deixar a sua marca, através da pintura e sobretudo das cores. Desta forma as pessoas criaram uma relação com a pintora e com os quadros desta. As cores são a grande paixão da artista, através delas consegue exprimir-se e passar aos outros as sensações que pretende. 

O convite para a exposição partiu do professor Reginaldo Rodrigues de Almeida, quando foi a Fortaleza, no Brasil, e encontrou Sandra Montenegro. A artista que já tinha viagem marcada para Portugal aceitou de imediato o convite e diz que se sentiu muito bem recebida nas instalações da Autónoma. 

Sandra Montenegro confessa que prefere expor os trabalhos em locais mais abertos ao público como as universidades em vez das típicas galerias de arte, onde costumam passar apenas outros artistas e pessoas ligadas à arte. Nos locais públicos todas as pessoas que por la passam podem ver o seu trabalho mesmo que não se tenham deslocado ao local por esse motivo. 

Em conversa com Sandra Montenegro, a artista referiu que a sua inspiração para os quadros desta exposição partiu da sua terra, Fortaleza. E as pinturas retratam o que os seus olhos vêm, daí ter surgido o tema "O lugar do olhar”. A maior dificuldade que sentiu foi a fazer a seleção das obras, não podia trazer todas e optou por 31 quadros.

A sua visita a Portugal inspirou a artista para novas obras. Principalmente a zona do Douro que deixou extremamente encantada com as cores únicas de verde, de azul e de vermelho escuro. Não sabe quando vai voltar à Universidade Autónoma de Lisboa mas deseja que seja para breve. Pode ser que numa próxima visita nos mostre as obras que o nosso país a ajudou a inspirar.

 

Comentários