SHOT

Crítica da Estreia

Filme:"Fátima"

28/04/2017
João Miguel Carvalho
0
No princípio de Maio do ano de 2016, um grupo de 11 mulheres, parte de Vinhais, em Trás-os-Montes, em peregrinação até Fátima. Durante nove dias, e ao longo de quatrocentos quilómetros, percorrem o seu caminho individual, superando as dificuldades com estoicismo, coragem e fé.
Esta história demonstra a autenticidade do que é ser português: determinação, sinceridade, soliedariedade, a capacidade de suportar imensa dor e a persistência.

Não existe uma narrativa dita "convencional”, apenas o relato e a "demonstração” da peregrinação destas corajosas mulheres.

O filme contém um pouco de tudo, em termos de emoções, trespassa humor (em abundância), desespero, frustração, raiva e até mesmo desolação. Um misto de sentimentos ao longo da jornada até Fátima.

Um grande trabalho por parte destas 11 atrizes, que fizeram realmente a travessia, a pé, desde Vinhais até Fátima, não se tratou de algo ficcionado com a ajuda da magia do cinema.

O filme é um hino ao povo português, neste caso em concreto, às mulheres portuguesas, capazes de superar qualquer adversidade e encará-la com humor e compaixão pelo próxio, aquele que está bem pior.

João Canijo, o realizador, entrega desta forma um filme humano e autêntico sobre promessas cumpridas, segundas oportunidades, fé e a prevalência do lado bom sobre o lado mau do ser humano.

Entrevista com João Canijo e Anabela Moreira à InsiderFilm




TAGS: crítica, estreia, cinema, filme, joão miguel carvalho

 

Comentários