Dossiês

As telenovelas brasileiras em Portugal: Ascensão, apogeu e ameaça da produção nacional

Cátia Colaço

Após o 25 de Abril de 1974, quando o regime político totalitário caiu, testemunhou-se a nacionalização da RTP. Pouco depois seguiu-se uma fase caracterizada pela acentuação da programação de entretenimento.

A chegada do Brasil a Portugal através de “Gabriela”

Cátia Tocha

Foi no conturbado ano de 1977 que surgiu "Gabriela”, a primeira novela brasileira transmitida em Portugal. As pessoas que viveram nessa época não esquecem o fenómeno que a transmissão da versão original provocou na sociedade portuguesa.

Influência das novelas brasileiras em Portugal

Alexandra Ribeiro

As novelas brasileiras chegaram a Portugal há quatro décadas. As suas transmissões mudaram não só a televisão portuguesa mas também a ligação que já existia entre Portugal e Brasil.

Tipo de Público Português: Perfil das Audiências

Daniel Brízido Costa

Na década de 70 todos os sexos e classes etárias viam as telenovelas por serem uma novidade na programação. No entanto, a década de 90 veio dividir e alterar significativamente o perfil das audiências.

Presença de atores portugueses em novelas brasileiras e atores brasileiros em novelas portuguesas

Soraia Pinto

As novelas invadem o quotidiano das pessoas de tal forma que a sociedade tende a seguir determinados padrões que visualiza na televisão.

Infografia: novelas brasileiras da Globo transmitidas em Portugal

Cátia Colaço | Cátia Tocha | Soraia Pinto

Foram selecionadas imagens de algumas das novelas da Globo transmitidas em Portugal entre 1977 e 2014 para integrarem a infografia.

Conclusões acerca das mudanças na perceção dos portugueses sobre o Brasil com a chegada das novelas brasileiras

Alexandra Ribeiro | Cátia Colaço | Cátia Tocha | Daniel Brízido Costa | Soraia Pinto

Desde o início da transmissão de novelas brasileiras em Portugal que o país se tornou grande consumidor das mesmas. No entanto, as novelas portuguesas conseguiram também obter sucesso junto às audiências, o que as torna uma "ameaça" para as novelas do Brasil.