SHOT

Os gorilas estão em vias de extinção

Zoo de Lisboa procura nome para cria de gorilas

09/10/2012
Pedro Rafael Araújo
0
Filha de um macho de 16 anos e uma fêmea de 17 o novo habitante do zoo é apresento hoje como a primeira cria de gorilas no Jardim Zoológico de Lisboa. Ajude a dar-lhe nome.


O zoo de Lisboa tem um novo habitante ali nascido: uma gorila. A cria ainda se mantém junto à mãe e é transportada no dorso ou colo da progenitora, tendo o pai um papel fulcral na integração do novo elemento no restante grupo que, atualmente, é constituído por cinco elementos: um macho, três fêmeas e uma cria.

Alimentando-se essencialmente de "frutos, sementes, folhas, caules e insetos”, os gorilas são uma espécie diurna que comunica "através de vocalizações, expressões faciais e, também, pela postura corporal”. Este é um nascimento muito importante para o Zoológico uma vez que esta espécie está considerada em perigo de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza. Estima-se que até 2050 esta espécie deixe de existir devido à desflorestação, à produção agrícola e, principalmente, à caça.

Para celebrar este nascimento, o Jardim Zoológico de Lisboa lançou um passatempo intitulado "Dá um nome ao Gorila bebé do Zoo” sendo o autor mais criativo distinguido como padrinho desta cria. Para participar basta enviar um e-mail com o seu nome completo e a sugestão de nome para a nova cria até ao próximo dia 10 de outubro.

O anúncio deste nascimento é feito no Dia do Animal que se comemorou pela primeira vez a 4 de outubro de 1930, em Florença, durante uma convenção de ecologistas. A escolha do dia deve-se ao facto de este ser o dia de São Francisco de Assis, o padroeiro dos animais. O principal objetivo da celebração deste dia é sensibilizar a população para a proteção e preservação de todas as espécies.

Apesar deste ser um dia especialmente dedicado aos animais, o N4M lembra que todos os dias os devemos proteger e tratar os animais com dignidade.

Fonte: www.zoo.pt

TAGS: New 4 Media, n4m, Gorila, Animal, Dia, Jardim Zoológico de Lisboa, ual, zoo

 

Comentários