SHOT

Conferência "América Latina em Transição" na Autónoma

18-10-2016
Ana Medina Cabeças
0
Decorreu na segunda-feira a conferência "América Latina em Transição", desenvolvida pelo Observatório de Relações Exteriores, centro de estudos em Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa. Em debate estiveram vários temas como a crise do Brasil, a corrupção na América Latina e ainda a situação de guerra e paz da Colômbia. 
No dia 17 de outubro, vários professores, especialistas em assuntos latino-americanos, partilharam as suas análises sobre as atuais situações do Brasil, Argentina, Venezuela e Colômbia. A abertura da conferência ficou a cargo de Nancy Gomes, professora no Departamento de Relações Internacionais da Autónoma.

Os investigadores convidados para o primeiro painel foram Roberta Stumpf com o tema "A corrupção na América latina: uma herança ibérica?" e o investigador João do Vale de Sousa, com o tema "A Colômbia Entre a Paz e a Guerra".  

Depois de um pequeno intervalo a conferência reabriu com o segundo painel que contou com Andrés Malamud que falou sobre "O retrocesso da Esquerda na América Latina", o investigador Mario Gómes que abordou "O impacto dos preços das commodities no crescimento económico da região, a necessidade de um modelo alternativo?" e ainda o professor da Autónoma, Filipe Vasconcelos Romão com o tema "Brasil: entre a subversão do sistema político e uma reforma impossível".

O UALMedia disponibiliza alguns excertos das comunicações dos conferencistas. 

Roberta Stumpf


João do Vale de Sousa


Andrés Malamud



Mario Gómez



Filipe Vasconcelos Romão




Veja a fotogaleria da Conferência "América Latina em Transição"


TAGS: ual, autónoma, Conferência "América Latina em Transição"

 

Comentários