SHOT

Literacia Mediática: Passado, Presente e Futuro

02/05/2016
Ana Medina Cabeças
0
Com base nos vários estudos sobre Educação para os Media, realizou-se uma reportagem televisiva sobre Literacia Mediática em Portugal, para demonstrar à sociedade a importância deste conceito, que se designa pela capacidade de aceder aos media, de compreender e avaliar de modo crítico os diferentes aspetos dos meios de comunicação e dos seus conteúdos com o objetivo de sensibilizar as pessoas para as diversas formas de comunicar dos media.

O presente trabalho desenvolve uma reflexão em torno de uma competência básica da sociedade atual, a literacia mediática. De acordo com o estudo, Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos, realizado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho,  a importância da literacia para os média é hoje reconhecida como uma componente inalienável da cidadania. As formas de comunicação dos media compreendem as emissões de rádio e de televisão, os filmes, as imagens, os textos, os sons e o meio digital.

A reportagem "Literacia Mediática em Portugal: Passado, presente e futuro”, foi realizada no âmbito do Mestrado em Comunicação Aplicada - UAL, e conta com depoimentos de António Granado, Dora Santos Silva, Inês Amaral, Alexandre Varela Cid, João Gaspar, Eunice Valente e alunos (durante uma ação de formação no MediaLab do DN). 

Reportagem "Literacia Mediática em Portugal: Passado, presente e futuro”



TAGS: literacia mediática, meios de comunicação, Ana Medina Cabeças

 

Comentários