SHOT

Dia Mundial da Rádio: A rádio aos jovens

13/02/2015
UALMedia
0
Esta sexta-feira é o dia Mundial da Rádio, uma iniciativa da UNESCO celebrada por rádios de todo o mundo. Nesta celebração a atenção recai na participação dos jovens neste meio.
Este ano, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) dedica esta comemoração aos jovens, e a Diretora Geral, Irina Bokova, explica porquê. "Os jovens não estão suficientemente representados nos media, e esta exclusão é, demasiadas vezes, um reflexo da sua exclusão social, económica ou democrática. Os jovens produtores ou difusores são ainda pouco numerosos”, diz a directora da UNESCO, acrescentando que "são muito raros também os programas dedicados à juventude e as emissões concebidas pelos jovens.”

O Dia Mundial da Rádio é uma iniciativa da UNESCO, e celebra-se pela quarta vez desde que a Academia Espanhola de La Radio propôs a sua criação. A data foi escolhida por ser o mesmo do dia da criação da Rádio ONU, em 1946.

A radiografia à rádio

Neste dia especial para a radiofonia fomos ouvir responsáveis e especialistas da comunicação. Falam-nos da vitalidade e da plasticidade do meio, da ligação a tecnologias digitais, da participação dos jovens.

Deolinda Almeida, Diretora do CENJOR


Emídio Guerreiro, Secretário de Estado da Juventude e Desporto


Frederico Moreno, da direção do Sindicato dos Jornalistas


João de Sousa, Professor da Universidade Autónoma de Lisboa


José Jorge Letria, Presidente da direção da SPA (Sociedade Portuguesa de Autores)


Poiares Maduro, Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional


Reginaldo de Almeida, Professor da Universidade Autónoma


Rogério Santos, Professor da Universidade Católica



Os dias da rádio

Uma rádio de jovens e para jovens pede a directora geral da UNESCO. É por isso que existe uma Rádio Autónoma, uma voz de estudantes, na sua maioria jovens. Uma rádio que ensina a fazer rádio. É essa a nossa missão enquanto Rádio da Universidade. Por isso, todos os dias celebramos o dia da rádio, ou melhor, os dias da rádio.



 

Comentários